20.8.03

Falta de identidade é algo que me incomoda. Muito. Quase me irrita.

Tá, geralmente é insegurança da pessoa, que acha que não vai ser aceita pelo grupo que quer pertencer se não for como os outros. Mesmo assim, e talvez principalmente, é desnecessário violentar suas opiniões.

Porque se o objetivo é fazer amizade, então faz menos sentido ainda. Pra mim amizade é uma relação de confiança e não pode nunca ser superficial. E quem não tem identidade própria vive baseado na aparência, no achismo.

Um exemplo: a maioria dos meus amigos é fã de Tolkien. Eu não dou a mínima pro Tolkien. Não gosto, não me interessa. Não vou posar de leitora-desde-criancinha pra agradar. Sei que, mesmo assim, estas pessoas não vão deixar de gostar de mim. Não por isso!

Também não entendo qual o problema de admitir que conheceu a banda tal ou o livro num sei das quantas através de alguém. Absorver influência das pessoas não é deixar de ser você gostando ou não de alguma coisa. O importante é tentar ser honesto com você mesmo. E com quem está em volta, supondo que são pessoas relevantes na sua vida.

Então, se você quer ser meu amigo, não precisa gostar da Madonna, do Seinfeld, do Pearl Jam, ler os livros certos nem mesmo concordar com as coisas que eu falo. Só não pode ser um amontoado de influências externas sem critério e sem unidade. Basta você ser honesto. Basta ser uma pessoa de verdade.

Nenhum comentário: