27.11.03


Amigo. Amizade é uma idéia ampla. Pra isso há de se adotar uma categorização. Cada categoria tem que ter um nome e um conceito, uma definição.


Amigos Íntimos - São pessoas que se conhecem bem. O tempo de amizade não faz muita diferença, a intensidade do vínculo é que conta. Dividem pensamentos, problemas, alegrias, segredos, intenções, frustrações, piadas internas, intimidade. São capazes de perceber nas entrelinhas o que acontece com o outro.
Amigos - São pessoas que têm intimidade, mas não a ponto de dividir segredos e angústias. Costumam sair juntas, se vêem com regularidade, sabem como a vida do outro se estrutura.
Conhecidos - São pessoas que se conhecem socialmente. Encontram-se nos ambientes de lazer, mas não se falam no telefone, por exemplo. Podem ser amigos dos amigos também.
Colegas - São pessoas que dividem algum vinculo profissional ou estudam juntas e este é o principal ponto em comum entre elas.
Pessoas Oi-Tudo-Bem - São pessoas que sabem o nome uma da outra. Cumprimentam-se sempre e nunca vão além desta fase de conversação.

A mobilidade de pessoas entre as categorias é possível, estimulada e acontece o tempo todo. Não é um julgamento, é apenas uma questão de critério. Uma pessoa ser apenas sua conhecida não significa que você não gosta dela.

Pra tudo há de se adotar um critério, um conceito e um nome. Essas coisas fazem diferença, sim.

Nenhum comentário: