23.6.07

City of Delusion

Sou carioca. Nasci e cresci no Rio de Janeiro, a origem da minha família é do interior do estado, dos dois lados. Muito carioca. Por isso mesmo sempre me incomodou a imagem padrão do que um carioca deve ser: praiano, esportista, bronzeado. Eu nunca fui nada disso.

Aí um belo dia eu conheci São Paulo.

De abril de 2000 até fevereiro de 2002 eu viajei até São Paulo praticamente toda semana. Às vezes pra passar o fim de semana, outras pra ficar um mês inteiro. Ok, eu tinha um namorado por lá. Mas hoje, tanto tempo depois, vejo que talvez eu estivesse mesmo apaixonada pela cidade.

Lembro que toda vez (toda vez) que chegava na cidade, sempre de ônibus, me enchia de uma sensação de potência. Era como se ali eu pudesse ser eu mesma, ou quem eu sempre quis ser. Em São Paulo a vida não tinha limite. E não era porque eu sempre estava ali a passeio.

Esta sensação era tão forte que, aos 21 anos, me meti num processo seletivo de transferência de universidade. Fuvest, prova discursiva. Eu realmente considerei morar sozinha no alojamento da USP. A cidade me fazia sentir capaz. Quase fui, quase assinei os papéis.

Quase. Mas tive que ficar.

Eu não sou cria da Zona Sul. Morei em lugares bem diferentes da cidade. Infância suburbana, Av. Brasil, linha do trem. No subúrbio o Rio não tem o horizonte, o verde, o mar que todo mundo ama. E ainda assim é Rio.

Morei (e moro) em Copacabana. Na Tijuca. Até em Niterói eu fui parar. Esta diversidade me deu uma visão mais global do Rio, menos restrita ao mundinho da Zona Sul. Porque é um mundinho. É pequeno. É elitista. A gente sempre ouve que no Rio as pessoas se misturam, que a favela está muito próxima do luxo e que todo mundo convive. Pra mim isso é mentira. As pessoas simplesmente reagem umas às outras.

Sempre me incomodou a richa ridícula de cariocas vs. paulistas. Os cariocas reclamam que São Paulo é feio, poluído, o trânsito é caótico, tudo é longe, não tem praia. Bem, o Rio é lindo sim. Infelizmente uma cidade precisa ser mais do que bonita pra me fazer sentir bem e querer viver nela. Precisa me oferecer mais.

O Rio é poluído também. A baía fede, a Lagoa fede, as favelas não deixam a paisagem mais bonita. É triste. O trânsito não é muito diferente, desafio que alguém consiga sair de Ipanema às seis da tarde e chegar no Centro às seis e meia. De fato as distâncias são menores, mas só se você vive na Zona Sul e SÓ nela. Quem mora em Guadalupe e trabalha no Centro não deve concordar muito com a idéia de que no Rio tudo é perto.

A realidade é que o dinheiro do país está em São Paulo. Lá existem melhores oportunidades pra todo mundo. Por isso o Rio perdeu tanta gente pra lá. Só eu tenho 4 amigos que se mudaram pra SP por perspectivas melhores. Dois cunhados. Conheço uma penca de gente que fez o mesmo. E em breve terei uma irmã, um pai e uma sobrinha morando lá também. Minha família.

Ainda assim eu não vejo este êxodo com pesar.

Porque São Paulo é acolhedora. Ela sempre me fez sentir em casa. Seus prédios de milhares de andares inspiram futuro, potência, caminhos. O Rio é lindo e será amado por mim pra sempre, claro. Mas nunca será tudo que São Paulo pode ser.

São Paulo é potente e faz as pessoas se sentirem assim.

5 comentários:

Ligia Helena disse...

snifs

Anônimo disse...

Você sabe, Rach, que eu tenho a mesma sensação, até hoje, quando chego em São Paulo?
De ônibus,de avião, sei lá... A cidade parece que transpira sucesso... E é justamente essa a sensação, de que lá somos capazes de tudo...
Adorei ler seu relato... Concordo plenamente com tudo o que você disse... E cá entre nós, mesmo sendo cria da zona sul não posso deixar de concordar com tudo o que você disse... Não gosto muito de morar no Rio... Enfim...
Beijos!!!

Anônimo disse...

Se for por falta de tchau... ADEUS!!

N.L. disse...

Num passado muito distante (muito mesmo) eu li seu blog.

Hoje eu saí clicando em nomes de blogs que eu conhecia, e acho engraçado que alguns deles de fato ainda existem.

Aparentemente faz um tempo que você não escreve aqui, mas eu não poderia deixar de comentar esse post.

Tô em SP agora (mudei do Rio há uma semana e meia), e sinto tudo isso aí que você disse com maestria.

Beijoca

Unknown disse...

Rach, eu chego a SP com a sensação de humildade, de pequinez e volto de lá me sentindo poderosa, como se pudesse aqui, fazer as coisas que podem ser feitas por lá.

O Rio é limitado. Em São Paulo não há limites.

Concordo com vc!
bjs